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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EJA: PRIMEIRO TERMO 2012



EJA:  PRIMEIRO TERMO

(EJA) Educação de Jovens e Adultos
O  1º Termo na EJA é referente ao 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental.
O  2º Termo é referente ao 3º e 4º ano do Ensino Fundamental.

Os Educadores-sonhadores jamais desistem de suas sementes,mesmo que não germinem no tempo certo...Mesmo que pareçam frágeisl frente às intempéries...Mesmo que não sejam viçosas e que não exalem o perfume que se espera delas.O espírito de um mestre nunca se deixa abater pelas dificuldades. Ao contrário, esses educadores entendem experiências difíceis com desafios a serem vencidos. Aos velhos e jovens professores,aos mestres de todos os tempos que foram agraciados pelos céus por essa missão tão digna e feliz.Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com acolheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes"(Gabriel Chalita)


 ADAPTAÇÃO ESCOLAR
Independente da faixa de idade, já que temos jovens e adultos, todos os alunos passam por um período de adaptação. Para que este momento não gere no aluno insegurança, ansiedade e medos, é preciso que eles se sintam num ambiente simples, afetivo e acolhedor.


No primeiro dia de aula é importante uma roda de conversa, com apresentação dos nomes da professora e dos alunos, das boas vindas à escola e do prazer de recebe-los.
O nome é sempre o que eles mais querem aprender primeiro, por isso é o que ensinamos logo no inicio do curso, e em todas as atividades sempre colocamos o nosso nome na lista, para que não se sintam longe ou diferente da professora. (Isso para os alunos iniciantes).


                                              LEITURA COMPARTILHADA
TEXTO DE APOIO:

                                             CONSTRUINDO A IDENTIDADE
                                                                                           José Manuel Moran

Cada um de nós vai construindo sua identidade com pontos de apoio que considera fundamentais e que definem as suas escolhas. Cada um tem uma forma peculiar de ver o mundo, de enfrentar situações inesperadas. Filtramos tudo a partir de nossas lentes, experiencias, personalidade formas de perceber, sentir e avaliar a nós mesmos e aos outros.
Uns precisam viver em um ambiente superorganizado e não conseguem produzir se houver desordem, enquanto outros não dão a mínima para a bagunça ou fazem dela um hábito.
Uns precisam de muita antecedencia para realizar uma tarefa, enquanto outros só produzem sob a pressão do ultimo momento.
Na construção da nossa identidade é importante como nos vemos, como nos sentimos em relação aos outros. Muitos fomos educados para depender da aprovação dos demais, fazemos as coisas pensando mais em agradar os outros do que no que realmente desejamos.
Todos experimentamos inúmeras formas de comparação, ficamos em segundo plano, fomos deixados de  lado, sofremos todo tipo de perdas e isso interfere na nossa auto-imagem.
É importante reconhecer nossas qualidades, valorizá-las, destacá-las e buscar formas de colocá-las em prática, escolhendo situações em que elas sejam mais testadas e necessárias. Estar atentos ao que acontece e ir antecipando-nos, prevendo, testando, avaliando.
Podemos ir muito além de onde estamos e de onde imaginamos e de onde os outros nos percebem. Podemos modificar nossa percepção, aprendendo a aceitar-nos e a gostar plenamente de nós, a aceitar-nos plenamente, intimamente como somos, sem comparações nem desvalorizações, quando ninguém nos vê, quando não temos que representar para alguém e ir adiante, no nosso ritmo, acreditando no nosso potencial.


                                           FALAR, LER. CRIAR, ESCREVER

Consideramos falar, ler, criar e escrever como partes de um mesmo método, elos de uma mesma corrente.
É de fundamental importância incentivar a expressão oral do aluno, valorizando-o independentemente da variante linguística em que ela se manifesta. A fala reflete a bagagem existencial do aluno, a leitura que ele faz do mundo que o cerca.
Depois de ouvir e ser ouvido, de anexar suas vivencias às leituras trabalhadas em sala de aula, o aluno, integrado ao grupo, estará mais do que estimulado a criar e escrever.










                                    







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