Boas situações de aprendizagem na alfabetização
_ Diariamente faça leitura de histórias...(poesias, parlendas,noticias) sempre de qualidade e de interesse dos alunos.
_ Utilizar a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinado aluno dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CARLOS eu posso também escrever o CA de CADEIRA.
_ Professor escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu ( o que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.)
_ Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (lista com 4 ou 5 palavras de profissões, objetos, animais), o professor solicita que cada aluno (alguns a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito.
_ Propor que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido pois as ilustrações lhe dão pistas e o aluno já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
_ Propor que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas ( o aluno sabe o que pode estar escrito lá.)
_ Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de histórias lidas naquela semana.
_ O professor escreve 3 palavras (ex: CAMELO, CAVALO e CACHORRO) e informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o quê. Aqui o inicio e o final das palavras são semelhantes, então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
_ Fornecer as letras de determinada palavra ou verso/estrofe de poesias ou música, informando que ali estão todas as letras para escrever a palavra ou verso/estrofe, e o aluno ou dupla de alunos tem a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
_ Cruzadinhas com banco de palavras.
Helena Cristina Cruz Ruiz
_ Utilizar a lista de nome dos alunos da classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de determinado aluno dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc). Essa lista de palavras, que logo será memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas para aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CARLOS eu posso também escrever o CA de CADEIRA.
_ Professor escreve na frente do aluno e lê o que está escrevendo ou já escreveu ( o que vai ter na merenda, o título da história que será lida, etc.)
_ Os alunos escrevem palavras que o professor propõe (lista com 4 ou 5 palavras de profissões, objetos, animais), o professor solicita que cada aluno (alguns a cada dia) leia o que escreveu apontando onde está escrito.
_ Propor que os alunos leiam (antecipando) o título do livro que vai ser lido pois as ilustrações lhe dão pistas e o aluno já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
_ Propor que localize onde está escrito determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que lá foi escrito nomes de frutas ( o aluno sabe o que pode estar escrito lá.)
_ Propor que localizem onde está determinado título de histórias na lista de histórias lidas naquela semana.
_ O professor escreve 3 palavras (ex: CAMELO, CAVALO e CACHORRO) e informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer onde está escrito o quê. Aqui o inicio e o final das palavras são semelhantes, então os alunos precisam se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
_ Fornecer as letras de determinada palavra ou verso/estrofe de poesias ou música, informando que ali estão todas as letras para escrever a palavra ou verso/estrofe, e o aluno ou dupla de alunos tem a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
_ Cruzadinhas com banco de palavras.
Helena Cristina Cruz Ruiz
Nenhum comentário:
Postar um comentário